sábado, 16 de outubro de 2010

Ecos na imprensa (2)

Petição na Net pede pluralismo na TV
Em menos de uma semana, a petição já recolheu mais de mil assinaturas de cidadãos
Diário de Notícias, 16 de Outubro

Uma petição na Internet a exigir o pluralismo  de opinião na televisão em temas político-económicos ultrapassou as mil assinaturas em menos de uma semana, anunciaram ontem os responsáveis. Em nota, os promotores, que gerem também o blogue Pluralismo no Debate, insurgem-se "contra o tom monolítico e redundante que tem dominado os meios  de comunicação social" na "análise da crise e à apreciação das medidas de  austeridade em curso", o que, defendem, "resulta em larga medida do convite recorrente a um leque muito limitado de comentadores, em regra alinhados  com uma única perspectiva sobre as questões em debate".
Nuno Serra, um dos promotores da petição, explicou à Lusa que foi "a estranheza e a perplexidade" com o facto de os meios de comunicação, nomeadamente  as televisões de canal aberto, apresentarem "uma redundância de opiniões  face à situação financeira do país e ao momento de crise que o país e a  Europa atravessam".
"Vemos normalmente as mesmas caras e o discurso económico tem uma divergência  mínima. Esperaríamos dos meios de comunicação, nomeadamente das televisões  de canal aberto, que dessem conta desse pluralismo de opiniões do debate  intenso que se tem travado no seio da economia e aquilo que constatamos  é que o âmbito da discussão é feito de uma forma absolutamente confinada",  afirmou. Para Nuno Serra, o debate mediático da política económica nacional "parte  de vários pressupostos" que não são universais: a discussão mediática da  economia portuguesa assume que "o único caminho a seguir é o do combate  ao défice e a recusa de políticas expansionistas que pudessem causar a retoma  da economia".
A perplexidade é essa, "porque os  meios de comunicação deverão ser os primeiros a promover o contraditório,  quando esse debate existe na academia e nas diferentes políticas que os  EUA estão a adoptar".

Sem comentários:

Enviar um comentário